sábado, 9 de abril de 2016

Quem é Clarice Falcão? #perfil #discografia

Oie oie, gente! Faz tempo que não escrevo nada no blog, mas bateu aquela vontadezinha de blogar depois de ter ido ao show da Clarice Falcão ontem! ♥

A principio esse post ia ser sobre o show, mas como eu tenho aquela mania de falar demais, resolvi dividir: esse post vai ser um perfil da Clarice contendo os pontos marcantes da carreira dela e o próximo será, finalmente, sobre o show! ♥

Clarice é atiz, cantora, compositora, roterista e humorista. Nasceu em 23 de outubro de 1989 em Recife/PE. Morou lá até os 4 anos, depois foi com a família para São Paulo/SP, onde permaneceu até os 6 anos e, por fim, se mudou para o Rio de Janeiro/RJ onde vive até hoje. Abandonou o curso de Comunicação Social (Cinema) que fazia na PUC-Rio.

Bem, posto isto, vamos para o início: como/quando conheci Clarice Falcão?

Bem, eu não me lembro extamente. Lembro que uma amiga minha de Minas Gerais, a Marcela, já era fã da Clarice em 2012, por aí… Um dia eu estava sem muito o que fazer e resolvi escutar as músicas dela. Me apaixonei na hora! Uma das músicas que mais me marcaram foi “Macaé”:

Ei, se eu falar foi por amor que eu invadi o seu computador
Você pega um avião?
E se eu contar de uma só vez como eu achei sua senha do cartão
Você foge pro Japão, esse verão?
Eu queria tanto que você não fugisse de mim
Mas se fosse eu, eu fugia

Me indentifico muito com essa música, porque eu sou uma pessoa que teve e tem muitas paixões platõnicas (hoje em dia chamado de crush, né?). Na nossa era da internet, esse tipo de amor que não se completa está muito ligado à stalkear a pessoa, rsrsrs. É engraçado, né? Talvez a gente nunca chegue a ter uma conversa com x crush, mas só de ler o que elx posta nas redes sociais acabamos conhecem muito da vida da pessoa. Ai, ai…

Para quem não sabe, a Clarice namorou o Gregorio Duvivier. O Gregorio é ator, muito conhecido pelo trabalho feito no canal Porta dos Fundos, é escritor – “A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora” (2008), “Ligue os pontos: Poemas de amor e Big Bang” (2013), “Put Some Farofa” (2014) e “Percatempos: Tudo Que Faço Quando Não Sei O Que Fazer” (2015) – e também é colunista na Folha de São Paulo (o texto dele que mais gosto é “Pardon Anything”). Bem, como eles namoraram por 6 anos, o primeiro CD da Clarice está muito ligado ao relacionamento, tanto é que o CD se chama Monomania por conta do música homônima:

Se juntar cada verso meu
E comparar
Vai dar pra ver
Tem mais você que nota dó

Eu vou ter que me controlar
Se um dia eu quero enriquecer
Quem vai comprar esse CD
Sobre uma pessoa só?

Hoje eu falei pra mim
Jurei até
Que essa não seria pra você
E agora é

Clarice_Falcão_-_Monomania

Outra música muito boa desse CD é “Oitavo Andar”:

Quando eu te vi fechar a porta
Eu pensei em me atirar pela janela do oitavo andar
Onde a Dona Maria mora
Porque ela me adora e eu sempre posso entrar

Era bem o tempo de você chegar no T
Olhar no espelho seu cabelo, falar com o Seu Zé
E me ver caindo em cima de você
Como uma bigorna cai em cima de um cartoon qualquer

E pra fechar essa primeira fase da Clarice, não posso deixar de mencionar  “Essa é pra você”. Essa música não está no CD Monomania, mas foi gravada para o canal Porta dos Fundos em 2012:

Meu amor, eu já não amo mais você
Esse namoro já acabou há muito tempo
E só você não percebeu

Meu amor, eu não aguento mais você
Agora mesmo te olhando me veio um refluxo
Mas já desceu

Meu amor, eu tenho nojo de você
Eu tenho nojo da sua barba, dessa sua camisa verde
E do seu cheiro

Essa música é muito engraçada, o cinismo é demais! E o melhor é que, após a Clarice e o Gregorio terem terminado em novembro/2014, a música realmente pareceu ter sido feita para ele! HAHAHAHA

Em 19 de fevereiro de 2016 foi lançado “Problema Meu”, primeiramente no Spotify, e em 14 de março 2016 foi lançado em forma de CD.

Capa_de_Problema_Meu

Agora, numa fase bem independente, a Clarice regravou “Survior” do Destiny's Child. O clip foi lançado em novembro/2015 e é maravilhoso!!! Existe até um certo diálogo com o vídeo Não Tira o Batom Vermelho, da Jout Jout.

Now that you're out of my life
I'm so much better
You thought that I'd be weak without you
But I'm stronger

Em fevereiro de 2016, bem pertinho do carnaval, foi lançada a música “Irônico”:

Queria te dizer que esse amor todo por você
Ele é irônico, é só irônico
A cada "eu te amo" que eu te mando, eu tô pensando
"isso é irônico"
E é irônico

Só de pensar que 'cê pensou que era sério
Falando sério, eu quero rir
Que você acha que quando eu me descabelo
Ao som de um cello, eu tô aí

Vamos percebendo um emponderamento nas letras da Clarice, muitos traços de feminismo (apesar da música “Deve Ter Sido Eu”, infelizmente, ter zero de sororidade). A música “Se esse bar” foi um vídeo gravado em 2013, mas só entrou como faixa nesse último CD da Clarice. As outras música de “Problema Meu” ainda não tem vídeo oficial, por isso vou colocar só alguns trechinhos das músicas que mais gostei:

Eu escolhi você
Com fé de não me arrepender de te escolher
Até um outro aparecer
Não fica triste não
Eu escolhi de coração
Também por falta de opção
Mas foi você

Na minha vida já existiram
Cinquenta opções de amor
Quarenta e nove desistiram
E você foi o que sobrou

“Escolhi Você”

Eu olho o telefone
Eu guardo
Eu olho novamente
Eu guardo
Eu olho uma terceira vez
Vai que tá diferente
Eu paro e ligo pra mim mesma
Só pra ver se a minha linha continua funcionando
E continua funcionando
Eu checo as mensagens
Sete, oito, vinte vezes
Só passou cinco minutos
Eu senti passar três meses
Como é mesmo aquela história
de e-mail que não chega?
Eu lembrei aquela história que e-mail sempre chega

“Vinheta”

Quando eu disse sim aquela hora
Eu disse sim aquela hora
Eu não disse sim pra todo eternidade
Eu não sei se você tá por fora
Mas eu não tenho registro
Compra e venda feito uma propriedade pessoal

Não me leve a mal
Mas você não me têm
Eu não sou um chapéu
No armário de alguém
Não valho um real
Também não valho cem
Eu sou problema meu

”Eu Sou Problema Meu”

Era uma vez
Mas como haveria de ser duas vezes ou três
Quanta burrice
Era um casal
E esse casal é a gente eu comecei mal
Esquece o que disse

Veja bem
É que agora é um momento meio quando eu nasci
Eu sempre fui
Resumindo
A política não tá favorecendo um movimento de
Meu Deus
Como é que eu vou dizer que acabou

“Como é que eu vou dizer que acabou”

Bom, acho que essas foram as principais informações que gostaria de falar de linda da Clarice Falcão! Espero que tenham gostado! Amanhã sai o post com as fotos do show de 08/04/2016 no Cine Joia, no qual comentarei também o setlist!

xoxox,

Mari!

Nenhum comentário:

Postar um comentário