domingo, 21 de julho de 2013

Músicas mais marcantes da semana #3: Especial músicas italianas

Tiziano Ferro é um dos meus cantores favoritos, <3! A primeira música dele que ouvi foi “Imbranato”, que faz parte da trilha sonora da novela “Mulheres Apaixonadas” – sim, em uma época distante da minha vida, eu assistia muito à televisão e era noveleira. Mas nunca mais havia escutado outras músicas dele. Entretanto, esse ano eu comecei o curso de italiano – como vocês podem ver neste post – e veio uma vontade de conhecer novos cantores e músicas italianas, para aperfeiçoar a parte auditiva.
Então, o primeiro CD do Tiziano que escutei por completo foi “Alla Mia Età – Live In Rome”. É de um show que ele gravou em Roma, em 2009, logo, são músicas ao vivo. Amei a maioria delas, em especial “Xdono” – na verdade, estava grafado como “Perdono”, mas olhando as letras no site oficial, o certo, em italiano é “Xdono”. Em inglês e francês chama-se “Perdono” e em espanhol “Perdona” (sim, o Tiziano grava músicas muitos idiomas, merece um post futuro, rs). Essa versão do vídeo acima pertence ao álbum “Rosso Relativo”, de 2001.
Enfim, eu adoro essa música! A parte que eu mais gosto da letra é “Dire che sto bene con te è poco. Dire che sto male con te è un gioco” (PT: Dizer que estou bem com você (tu) é (és) pouco. Dizer que estou mal com você (tu), é (és) um jogo”). Esse jogo de palavras é demais!
Tiziano, <3
Tu come stai – Zero Assoluto
Outra banda italiana que amo de paixão! Não consegui achar a letra oficial, mas na Wikipédia italiana, encontrei o seguinte: “Il video: Nel videoclip gli Zero Assoluto interpretano la parte dei dottori che curano una paziente ferita. Il video è realizzato con oltre duemila scatti fotografici, è stato premiato come miglior montaggio al MEI [Meeting delle Etichette Indipendenti] di Faenza.” (PT: O vídeo: No vídeo clip, os Zero Assoluto interpretam a parte do doutor que cura uma paciente ferida. O vídeo é feito com duas mil fotografias. Foi premiado com a melhor edição no Meeting delle Etichette Indipendenti (MEI) [Encontro de gravadoras independentes (?)] de Faenza). Eu não sabia disso, mas sempre tinha achado muito interessante esse jogo de imagens que existe no vídeo.
O próprio título da música fica muito na cabeça,“Tu come stai”, depois “Ma tu tu ma tu tu tu come stai”, causado pela repetição do “tu”. Pode-se refletir bastante nessa pergunta…Muitas vezes nos perguntam como estamos e na maioria das vezes respondemos “bem”. No caso do vídeo, como é uma paciente, obviamente, está doente e, claro, não está bem. É interessante observar a diferença que existe nesses contextos em que a mesma pergunta é feita.
Belli
Ps.: Segundo li na página do Zero Assoluto no Facebook, eles estarão no Brasil terça-feira, <3, por conta da Jornada Mundial da Juventude… Uma pena que é apenas no Rio de Janeiro. Mas, como eu não sou boba nem nada, deixei um recado em ~italiano~ (tentei, ao menos) na page, sugerindo que eles viessem para São Paulo também… Vai que né? *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário